top of page

12 Dicas de Como se Preparar Para uma Entrevista de Emprego

Muitas pessoas desejam saber como se preparar para uma entrevista de emprego, pois esta é uma das etapas mais cruciais em qualquer processo de seleção. Para auxiliar na construção de sua confiança durante a entrevista de emprego, enumeramos 12 sugestões que podem ser de grande ajuda. Confira!


Homem e mulher em entrevista de emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego?


A entrevista de emprego proporciona uma excelente oportunidade para se destacar entre os profissionais que participam do processo seletivo. Esse contato mais próximo com o recrutador pode ser a chance de evidenciar suas habilidades que o qualificam para a vaga!

Mesmo em seleções remotas, é tão crucial preparar-se para uma entrevista online quanto para uma entrevista presencial. Independentemente da modalidade, estar pronto para enfrentar essa etapa é a chave para avançar nas fases subsequentes do processo seletivo.


1- Aprimore seu currículo e mantenha-o atualizado


Antes de abordar a entrevista em si, há vários passos preliminares a serem considerados ao se preparar para uma entrevista de emprego. Ter um currículo sólido e atualizado, por exemplo, é essencial.

Para candidatos em busca de oportunidades, como jovens aprendizes ou iniciantes no mercado de trabalho, é crucial compensar a falta de experiência com cursos relevantes no currículo. Também é possível destacar outras atividades extracurriculares para mostrar diferenciais em relação aos demais candidatos.

Além disso, certifique-se de ter uma cópia impressa do currículo para levar no dia da entrevista, pois isso demonstra atenção e cuidado.


2 - Não se candidate para qualquer vaga


Apesar da busca por oportunidades profissionais, é essencial se candidatar apenas às vagas que verdadeiramente despertam seu interesse. Evite o erro de participar de processos seletivos para qualquer vaga disponível, reservando sua dedicação para aquelas que realmente deseja explorar.


3 - Informe-se sobre as responsabilidades e requisitos do cargo


Outra etapa importante na preparação para uma entrevista é compreender as responsabilidades e requisitos específicos do cargo almejado. Essas informações ajudarão a moldar suas respostas, demonstrando que você está ciente das exigências da posição.

Conhecer a vaga é essencial para identificar pontos que o diferenciam dos demais candidatos. Durante a entrevista, utilize isto ao seu favor, enfatizando habilidades técnicas e interpessoais, bem como informações adicionais que o tornem mais atraente para o cargo.


4 - Aperfeiçoe sua linguagem corporal


Linguagem corporal

A linguagem corporal é um complemento crucial a ser considerado. Busque informações detalhadas sobre esse aspecto para manter uma postura ereta que transmita seriedade ao longo da entrevista. Apesar de parecer trivial, esse é um diferencial valioso que pode somar pontos a seu favor.

Além disso, escolha uma roupa adequada que denote formalidade e profissionalismo na medida certa, alinhando-se também ao seu perfil profissional. Isso complementará positivamente sua entrevista como um todo.


5 - Pratique respostas para possíveis perguntas


Existem perguntas clássicas em entrevistas de emprego, como aquelas sobre objetivos profissionais e características positivas e negativas. Para estar mais preparado, pratique algumas respostas. Não se trata de seguir um roteiro e responder mecanicamente, mas de ter uma ideia do que pode ser bem abordado nessas situações para evitar ser pego de surpresa.

Tenha em mente que o recrutador, em algum momento, desejará que você fale mais sobre si mesmo. Foque nos aspectos de sua história e personalidade relevantes para seu perfil profissional. Evite o erro de se estender demais sobre assuntos irrelevantes no contexto profissional. O recrutador está interessado em você como candidato, então concentre-se nesse aspecto em sua resposta.


6 - Antecipe respostas sobre seus defeitos


Na preparação para uma entrevista de emprego, é crucial considerar que mencionar ser "perfeccionista demais" como defeito já se tornou clichê. Busque identificar aspectos de sua personalidade que possam representar desafios, mas sempre complemente com ações que você realiza para superar esses desafios. Isso demonstrará proatividade e autoconhecimento.


7 - Aborde honestamente a pergunta "Por que você saiu do último emprego?"


Apesar de ser uma pergunta delicada, é essencial ser honesto em sua resposta. Evite entrar em detalhes excessivos para não compartilhar mais informações do que o necessário com o recrutador. Mantenha-se no básico, sendo fiel à realidade, para uma resposta satisfatória.


8 - Explique o motivo de seu interesse pela vaga


Um passo estratégico ao se preparar para uma entrevista de emprego é realizar uma pesquisa aprofundada sobre a empresa. Isso permite conhecer sua história e adquirir conhecimentos que podem enriquecer suas respostas durante a conversa com o recrutador, além de ajuda-lo a responder à pergunta sobre o motivo do seu interesse pela vaga. Demonstre conhecimento sobre a companhia e explique como visualiza contribuir de maneira positiva para a organização por meio dessa oportunidade. Essa abordagem é valorizada pelos recrutadores.


9 - Comunique sua experiência profissional de maneira eficaz


Expressar-se de maneira coerente sobre sua experiência profissional é fundamental para se preparar para uma entrevista de emprego. Aproveite essa oportunidade para destacar contribuições significativas que você alcançou em empregos anteriores, evidenciando sua consciência sobre o impacto que pode ter no trabalho.

Desenvolver sua habilidade em contar histórias pode ser fundamental para se preparar para este momento. Busque informações sobre como aprimorar essa habilidade, tornando sua fala mais fluída e suas respostas mais cativantes.

A regra é antiga, mas é sempre importante reiterar: não minta em nenhum momento da entrevista. Mantenha-se fiel ao seu perfil profissional, tenha confiança em si mesmo e valorize-se como um candidato potencial. Sua autoimagem também influencia a percepção dos outros sobre você.


10 - Planeje bem seus horários no dia da entrevista


Chegar atrasado a uma entrevista compromete imediatamente sua imagem aos olhos do recrutador. Portanto, no dia da entrevista, planeje cuidadosamente seu dia e esteja preparado para imprevistos.


11 - Seja simpático com todos na empresa


Homem em entrevista de emprego

Entender como se preparar para uma entrevista de emprego envolve a percepção de que a avaliação começa muito antes da entrevista em si. Seja simpático e formal desde o início, ao interagir com pessoas da equipe, como recepcionistas, assistentes ou outros funcionários. E mesmo que a entrevista tenha um ambiente descontraído, mantenha em mente que é uma ocasião profissional. Aja de acordo para evitar transmitir uma imagem inadequada ou irresponsável ao se deixar levar pelo momento.


12 - Tire todas as dúvidas sobre o emprego


Ao final da entrevista, é comum que o recrutador esteja aberto para responder a suas perguntas. Aproveite essa oportunidade para esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido e obter informações sobre as próximas etapas do processo seletivo, preparando-se antecipadamente para o que está por vir.

Comments


Commenting has been turned off.

Notícias mais vistas

bottom of page