top of page

Sisu 2024 - inscrições para a seleção unificada de universidades

As inscrições para o Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) estão abertas.

Estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm agora a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas estaduais e federais de todo o país.


Neste ano, serão 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior.


Sisu 2024

O que é o Sisu 2024?


O Sisu é uma das políticas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC) criado em 2009, pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a estudantes que fizeram o Enem.


O processo seletivo é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos.

A seleção costumava acontecer duas vezes por ano: uma no início do primeiro semestre e a outra no início do segundo semestre. Agora, em 2024, haverá apenas uma seleção, em janeiro.


Como participar?


Para concorrer a uma vaga no Sisu 2024, é preciso ter feito o Enem 2023 e ter tirado nota maior que zero na prova de redação.

Somente quem concluiu o ensino médio estará apto a concorrer.





Como se inscrever?


As inscrições vão de 22 a 25 de janeiro, sendo gratuitas e através do site do Sisu — é preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada.


O candidato deve escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, as universidades pretendidas, o turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).

As opções de curso podem ser alteradas enquanto o período de inscrições estiver aberto.


Caso o candidato tenha um desempenho que permita ser selecionado para ambos os cursos, prevalecerá a primeira opção.


Como é feita a seleção?


Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, no número de vagas em cada curso e na modalidade de concorrência.


Algumas instituições de ensino exigem uma média e/ou nota mínima em determinada prova do Enem para que o candidato se inscreva em certos cursos.


Além disso, as universidades podem dar pesos diferentes às notas das provas do Enem. Desta forma, a nota do candidato pode variar dependendo do curso para o qual ele está concorrendo.


Enquanto durar o período de inscrição, o estudante pode consultar a sua classificação parcial, calculada com base nas notas dos candidatos inscritos na mesma opção.


Ela pode variar conforme novos candidatos forem se inscrevendo. Por isso, especialistas recomendam que os alunos entrem diversas vezes no site do Sisu durante a janela de inscrições e testem diferentes cenários (diferentes cursos em mais de uma instituição de ensino) com suas notas, para avaliarem diferentes possibilidades de ingresso na universidade com sua nota do Enem.


O estudante pode, portanto, acessar o sistema diariamente para ter uma ideia se a disputa por determinada vaga ainda é viável ou se deve alterar sua opção de curso para aumentar as chances de ser selecionado.


Resultado


Sisu 2024
Foto: freepik

O candidato pode acompanhar sua inscrição e ter acesso às classificações parciais e notas de corte por meio do site ou aplicativo do Sisu.


O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30 de janeiro.


Quem não for convocado tem a opção de entrar na lista de espera.


Para isso, deve manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024.


Neste caso, o MEC lembra que a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino.


Desta forma, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto às universidades.


Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.

Notícias mais vistas

bottom of page